Autor: Marcelo Hideo Motoyama

Panorama Internacional
Latvia

Colecionar cartões telefônicos tem nos proporcionado momentos memoráveis e indescritíveis.

Na abertura de nossa seção panorama internacional, vamos disponibilizar uma pequena amostra de como o colecionismo está avançado.

Na verdade o Brasil precisa conscientizar-se que é necessário um planejamento organizado para os temas a serem impressos nos cartões telefônicos. A temática precisa ser explorada mais a fundo e a qualidade das imagens é fundamental.

Vamos começar falando de uma ex-república da união soviética chamada Latvia. A história da telecartofilia naquele país é recente. O primeiro cartão telefônico foi emitido em março de 1995 com tiragem de 800.800 cartões.

Este cartão, bem como todos aqueles emitidos naquele país até outubro de 1996, é de mídia magnética, tendo sido emitidos neste período treze cartões, do primeiro ao último.

Paralelamente a este, em agosto/96, foram iniciadas as experiências com os cartões com chip onde os dois tipos de cartões (magnéticos e chip) conviveram paralelamente para viabilizar a transição de um para o outro, que deverá ser integralmente concluida até o ano 2000.
Em agosto de 1997 foi emitido o primeiro cartão definitivo baseado na tecnologia dos chips.
Até fevereiro de 1998 havia em circulação oito cartões comemorativos e dois especiais. Outra mudança notada é que passou-se a utilizar a impressão de imagens na frente e no verso dos cartões, valorizando o apelo temático e assim a procura por estes cartões.

Ainda no campo das inovações, a Lattelekom também inovou, já pensando no nicho dos colecionadores, lançou seu próprio catálogo que é distribuido gratuitamente a colecionadores de todo o mundo, bem como lista de preços para venda dos cartões emitidos diretamente aos colecionadores.

Agora que as teles regionais estão emitindo seus cartões, atentamos para que os dirigentes destas empresas tenham a visão do futuro, disponibilizando serviços desta natureza, bem como malas diretas aos colecionadores, divulgando os seus lançamentos para nosso conhecimento.

Por último vale lembrar que grande parte dos colecionadores nacionais e extrangeiros adquiram cartões novos para suas coleções, o que representa um grande lucro para as companias que vendem os cartões mas não prestam o serviço. A tendência disto é aumentar e aqueles que começaram agora se destacarão dos demais no futuro.

Volta

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO