Filatelia
PESQUISA TEMÁTICA

Autor: Marcelo Hideo Motoyama



Pesquisa Temática

Todo colecionador sempre que escolhe o seu tema, sai à procura das peças filatélicas sobre aquele assunto específico, com o advento da edição do Catalogo Brasileiro de Filatelistas, temos notado a confusão que muitos colecionadores fazem quando tentam definir seus temas de preferência, costumeiramente temos visto colecionadores declararem que suas coleções temáticas são sobre, BLOCOS, COMEMORATIVOS, OLHO DE BOI, CARIMBOS, etc.... Vamos tentar esclarecer. Blocos, selos comemorativos e carimbos, não são temas colecionáveis, ou seja, não existe o tema blocos. Olho de boi, salvo os de bois de verdade também não são colecionaveis, no máximo possui-se uma coleção de selos sobre selos onde o colecionador especializou-se naqueles que possuem a imagem de nosso primeiro selo emitido ou sobre tudo a ele relacionado.

Temas colecionáveis podem ser, por exemplo, fauna e flora, ou ainda mais especificamente, baleias ou flores, ou ainda mais especifico ainda, baleias jubarte ou orquídeas. A escolha do tema nunca pode ser muita específica, pois corre-se o risco de não se conseguir selos e demais peças filatélicas suficientes para desenvolvimento do tema, porém quando se consegue esta façanha os resultados são maravilhosos.

Convém notar que não é possível montar-se uma coleção composta apenas de selos, faz-se necessário que a pesquisa abranja outras peças filatélicas ligadas ao tema. Pode-se por exemplo, estender-se a pesquisa aos perfins - selos perfurados - por exemplo numa coleção sobre o espaço onde se falar de estrelas, colocar-se um selo, perfurado demonstranto o simbolo que se deseja ilustrar. (Veja o exemplo ao lado, perfuração efetuada num selo de Costa Rica.

 

Pode-se por exemplo numa coleção sobre o tema petróleo colocar selos que ilustrem um preservativo, pois como sabemos, é feito de latex, derivado do petróleo. Podemos ainda associar a imagem de netuno a um trabalho sobre os oceanos ou sobre mitologia.

A criatividade na pesquisa temática é muito valorizada e portanto deve ser levada aos extremos. No nosso entender, poderiamos ilustrar a data de nascimento de um personagem com um envelope circulado no mesmo dia mês e ano e na mesma cidade daquele nascimento, coisa simples para datas atuais, mas entendemos muito valorizada se falarmos de datas anteriores ao aparecimento do selo, seria como iniciar uma coleção sobre um personagem famoso da história nascido em 03.10.1804, com um pré-filatélico com a mesma data e com carimbo da mesma cidade de nascimento deste personagem.

CARIMBOS - A inclusão de carimbos temáticos valoriza substancialmente a pesquisa temática demonstra cuidado e atenção na elaboração da coleção, vejam como exemplos o fragmento abaixo com carimbo comemorativo ao vintes anos de Garfield, uma peça para qualquer coleção sobre gatos ou carttoon, ou mesmo ainda sobre patas de animais(será que alguém já pensou nisto???).

MÁXIMO POSTAL - O máximo postal, qual seja o cartão postal, com o selo e carimbos ligados com a sua imagem, também tem sido muito buscados por colecionadores para ilustrar coleções temáticas, veja por exemplo o que apresentamos de Portugal, um máximo postal que encaixa-se perfeitamente no tema meio de transportes ou animais como meio de transporte(será que alguém já pensou neste tema???) Este exemplo ilustra com perfeição a sincronia entre o postal, o selo e o carimbo temárico que formam o Máximo Postal. Existem coleções somente de máximos postais.

 

AEROGRAMAS - Vejam aqui outro exemplo para larga exploração temática, os aerogramas, aquelas cartas pré-seladas onde escrevemos diretamente no seu corpo, também possuem direcionamento temático, vejamos por exemplo este originário de Cuba, com imagem de uma nave espacial com planetas ao fundo, cai como uma luva numa Temática espacial.

O que faz com que o item criatividade numa coleção temática avance, pode-se perceber, é a estrutura que o colecionador vai conseguir montar, a sincronia e demonstração do trabalho de pesquisa filatélica, são muito importantes, não adianta portanto no que diz respeito ao texto o colecionador ter esgotado tudo o que se podia falar sobre determinado assunto, se não der mostras de seu conhecimento filatélico, agregando à sua coleção todos os tipos de peças possíveis. Isto também vale para as citações, ou seja, numa coleção temática sobre gatos, pode-se associar a figuras de veterinários famosos que tiveram reconhecido mérito à causa dos felinos, ou de uma determinada atriz que em sua existência demonstrou excessivo apego a eles, ou ainda ao extremo de incluir numa coleção de gatos, selos de cães para historiar sobre a eterna rivalidade entre os dois animais.

No julgamento filatélico de duas coleção sobre o mesmo assunto e com as mesmas peças filatélicas, poderá ocorrer avaliações opostas dependendo do grau de abordagem do tema e do desenvolvimento temático de cada um dos expositores.

Este tema será abordado especificamente em matéria própria, mais adiantamos os 05 (cinco) critérios de julgamento das participações em exposições temáticas.

            • Plano;
            • Desenvolvimento;
            • Conhecimentos Filatélicos;
            • Material;
            • Apresentação.

Na próxima matéria detalharemos os regulamentos nacionais e internacionais sobre participação e julgamento de coleções temáticas e tradicionais aplicados à participação na classe de filatelia juvenil, composta de jovens de 14 à 21 anos devidamente subdividos em grupos etários.

Home >> Filatelia >> Iniciantes